Simpósios temáticos

Observação:

Os resumos podem ser enviados até o dia 09\03. E, após a carta de aceite, os textos completos podem ser enviados até o dia 30\03  (Clique aqui para mais informações)


ST - 01: METÓDOS E TÉCNICAS DE PESQUISA E ENSINO NAS CIÊNCIAS HUMANAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

Prof. Doutoranda Carla Taciane Figueriedo  (UFAL)
Prof. Msc. Leônidas Marques (UFAL)  

Este simpósio tem a finalidade de explicitar diálogos sobre a perspectiva interdisciplinar dos métodos e técnicas de Pesquisa e Ensino  de História e geografia. Refletindo a interface dessas áreas de  conhecimento objetivando a circularidade do conhecimento a partir da partilha de métodos de ensino e pesquisa utilizados epistemologicamente.Como resultado espera-se a fecundidade do conhecimento oriundos de diversas instituições de ensino no território brasileiro.

Palavras-chave: Métodos, Ensino, Geografia, História

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ST- 02: HISTÓRIAS NÃO CONTADAS: GOLPE E  DITADURA CIVIL-MILITAR NA AMAZÔNIA

Prof. Msc Jaime Cuéllar Velarde (SEDUC-PA)

Bronislaw Baczko já ensinava, por meio de sua “Imaginação Social”, que é chegado o tempo das heresias ecléticas. Nesta esteira, percebemos que o golpe e a ditadura civil-militar há muito vem recebendo atenções por parte de estudiosos do Brasil inteiro, inclusive de outros países do cone-sul que experimentaram governos de exceção. Fóruns, palestras, ciclos de debate, mesas redondas, novos sujeitos, novos métodos e novas teorias têm abordado a temática por vieses cada vez mais diferenciados. Apesar de tudo, as mulheres ainda estão alijadas no processo de historicização, por exemplo. Assim como negros, sindicalistas, índios, carroceiros, e toda uma gama de segmentos sociais ainda não oportunizados pela escrita acadêmica. A História Oral é uma metodologia/teoria de acesso a estes novos sujeitos. São histórias ainda não contadas. Desta forma, considerando os pressupostos da História do Tempo Presente e reconhecendo a postura interdisciplinar do caráter historiográfico proposto pela Escola dos Annales, ainda em seus incipientes passos, pensamos este simpósio com o compromisso de acolher “olhares” amazônicos sobre o tema, por meio de saberes acadêmicos das mais diversas áreas, como a Antropologia, Pedagogia, Linguística, Geografia, etc. Ou seja, para além da História.

Palavras-chave: História do Tempo Presente; História Oral; Caráter Interdisciplinar.

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ST - 03: ESCRAVOS E FORROS NO SERTÃO DO NORDESTE BRASILEIRO

Prof. Msc. Vladimir José Dantas (CESAD\UFS)

Este simpósio temático irá discutir como escravos  e forros em suas labutas cotidianas, procuram dialogar com a sociedade brasileira durante o período de 1850 a 1888, momentos finais da escravidão no Brasil. Pretendemos discutir o Sertão, porém as contribuições sobre as demais regiões são bem vindas. Para a Historiografia tradicional o Sertão foi economicamente essencialmente agropastoril,  e não conheceu a mão de obra escrava. Sendo duas justificativas elencadas como argumentos. Primeiro, não havia a implantação dos engenhos tal como correu, nas regiões litorâneas da maioria das províncias do Nordeste brasileiro, sendo este, portanto um caráter de total desestímulo, a mão de obra de escravos. Segundo, a pecuária não estimulava a escravidão, não só porque necessitava a criação de gado utilizava pouca mão de obra, indicando a incompatibilidade do pastoreio com o braço escravo. As revisões historiográficas têm proposto novas abordagens, a partir da utilização de novas fontes e de um olhar diferenciado naquelas já estudadas. As linhas pensadas por E.P. Thompson, Carlo Ginzburg, João José Reis e Fátima Pires, tem provocado novos estudos, novos olhares sobre conceitos a muito edificados.
Palavras-chave: Escravos, Forros, Sertão, Nordeste, Cultura-Afro

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ST - 04: OS SERTÕES EM IMAGENS, LETRAS E SONS

Profa Msc. Caroline de Araújo Lima (UNEB/Campus XVIII)
Prof. Edevard  Pinto França Junior (SEED-BA)

A produção historiográfica brasileira recente interessada em perceber relações e tensões estabelecidas no cotidiano vem, desde os anos 1970, demonstrando interesse por fontes e objetos de estudos que registraram e deixaram impressões de juízos e valores sobre relações estabelecidas entre os sujeitos em seus modos de fazer, saber, sentir, através dos quais buscam construir seus lugares na história. Nesse sentido, o Simpósio Temático apresentado tem como proposta reunir estudantes e pesquisadores e divulgar os resultados de pesquisa relacionados aos estudos do espaço sertanejo e os sujeitos que o constituem, analisando as representações destes, tendo em vista a vasta produção cinematográfica sobre o tema, cordéis, literatura, fotografias jornalísticas dentre outras linguagens, dando a esses personagens contornos míticos e estereótipos, nos oferecendo ricas discussões sobre identidade, representações de sertão e sertanejo, relações de poder e de gênero, e de memória. 

Palavra-chave: Sertões, História, Linguagens, Representações.

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ST - 05: DOS SERTÕES AO LITORAL: VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEO

Prof. Dr. Lúcia Falcão Barbosa (UFRPE)
Prof. Msc. Gustavo Manoel da Silva Gomes (UFAL)

No século XX a ciência histórica passou a ser repensada vivenciando um processo de transformação em suas bases teórico-metodológicas. Nesse processo também o ensino de história tornou-se um campo de discussões teóricas, filosóficas e metodológicas abrangendo dimensões éticas e estéticas. Assumindo o papel de sujeitos da linguagem, nós, historiadores, admitimos que os sentidos produzidos em nossas narrativas são também suscetíveis à análises críticas tanto nas pesquisas quanto no ensino. Neste contexto de renovação e ampliação epistemológica a produção cultural, em suas diferentes formas de linguagem, constitui objeto e fonte de análise historiográfica, pois, ao refletir o contexto social, sensível e tecnológico dos grupos que a produz, nos possibilita interpretações mais abrangentes da história. A partir deste contexto, nossa proposta é criar um espaço interativo de narrativas e discussões acerca de diferentes domínios do Ensino de História: os currículos, os livros didáticos, as linguagens e recursos didáticos, a formação de professores de história e suas práticas de ensino, as formas de aprendizagem e apropriação do saber histórico escolar, etc. são alguns dos temas que poderão ser apreciados neste simpósio que visa contribuir para o processo de amadurecimento epistemológico do campo de estudos a que chamamos de Ensino de História.

Palavras-chave: Ensino de História, práticas de ensino e metodologias de ensino

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ST - 06: HISTÓRIAS DA RESISTÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DE MULHERES OPOSITORAS AO GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964

Profª. Drª. Vanuza Souza Silva  ( UFAL)
Prof. Doutorando Eltern Campina Vale (UFAL\UFPE)

Este simpósio temático tem como principal escopo, debater as diversas trajetórias e experiências de mulheres (trabalhadoras urbanas e rurais, estudantes, militantes políticas, intelectuais e outras) aliada as suas diferentes práticas de resistências ao golpe civil-militar no Brasil em 1964. Neste sentido, objetiva-se aqui, congregar as diferentes leituras e pesquisas, que tenham como eixo as resistências ao golpe, a partir dos relatos e histórias destas mulheres e suas trajetórias singulares neste processo histórico.

Palavras-chave: História, Golpe Civil-Militar, Mulheres, Resistência.

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ST-07: DIÁLOGOS ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NO TRANSCURSO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964 - 1985)

Profª. Drª. Sandra Regina Barbosa da Silva Souza
Profª Msc. Jamile Silva Silveira (UNEB)

Este simpósio temático acolhe uma ampla diversidade de abordagens referentes à instituição militar no Brasil, particularmente a partir do regime autoritário instaurado em abril de 1964. A proposta deste simpósio é reunir estudantes e pesquisadores que tenham pesquisas sobre a ditadura civil-militar brasileira em seus aspectos de construção e reconstrução da memória social, refletindo sobre as estratégias de sobrevivências cotidianas em diversos espaços sociais. Nesse sentido, reúne trabalhos voltados às relações de poder e resistência, cultura política de esquerda e de direita, comunismo, anticomunismo, enquadramentos e silêncios, implicados no regime ditatorial brasileiro dos anos 1960 e 1970. Por fim, serão contemplados, também trabalhos que discutam as batalhas de memória, e as “lutas de representações”, em torno da ditadura civil-militar, tendo na imprensa, literatura e no cinema espaço privilegiado de observação. A nossa proposta, que dialoga com campos investigativos presentes no campo historiográfico contemporâneo – do político e da memória –, tais como as sensibilidades e paixões nas ações políticas, e na memória individual e coletiva. As questões colocadas são compreendidas, a partir de autores como Maurice Halbwachs, Michel Pollack, Pierre Nora, Roger Chartier e Paul Ricoeur.

Palavras-chave: Memória, ditadura civil-militar, resistência política

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ST - 08: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E SEMIÁRIDO

Profª. Msc Ana Maria dos Santos (UFAL/Campus do Sertão)

A proposta do Simpósio Temático consiste em agregar trabalhos advindos de estudos e pesquisas no âmbito da educação, especialmente aqueles situados no contexto da Região do Semiárido. Buscar-se-á contemplar questões relacionadas às diferentes etapas da educação básica: educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio, considerando suas diferentes modalidades: educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional, entre outras, analisando assim os processos de ensinar e de aprender, as políticas de formação docente, a história das crianças e das infâncias na contemporaneidade e temas correlatos.

Palavras-chave: Educação. História, Semiárido, Infância, Docência.

Data: 13/03/2014 (quinta-feira)                   Horário:  14 às 18 horas

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ST - 09: HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, MEMÓRIAS E OUTRAS HISTÓRIAS

Prof. Doutorando Aruã Silva de Lima (UFAL/USP)
Prof. Dr. José Vieira da Cruz (UFAL)

A proposta deste Simpósio Temático consiste em discutir os trabalhos que versem sobre a temática do campo de estudo da História do Tempo Presente, da Memória e de outras  Histórias presente no campo da produção historiográfica. Serão aceitos trabalhos que discutam; cultura política contemporânea, movimentos sociais, vanguardas artísticas, ativismo social, cultural e/ou político, memorialistas, resistência política e cultural.

Palavras-chave: História do Tempo Presente, Memória, Historiografia


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ST - 10: RELIGIOSIDADE E PRÁTICAS CULTURAIS

Profa. Msc. Celia Santana Silva  (UNEB)
Profa. Doutoranda Joceneide Cunha  (UNEB)
Prof. Msc. Marcelo Santos ( SEED/SE)

Em todo o país, especialmente no Nordeste a religiosidade está carregada de influências europeias, ameríndias e africanas que necessitam ser melhor conhecidas e discutidas. Temos interesse em apresentar e debater pesquisas que estão em desenvolvimento enfocando aspectos históricos, sócio antropológico e outros, em torno da religiosidade e das práticas culturais. Pretende-se debater assuntos relacionados com memória, identidade, patrimônio cultural, cultura imaterial e outros problemas correlatos. Espera-se a troca de experiências neste campo bem como a discussão de desafios teóricos e metodológicos no estudo das relações entre religiosidade e das práticas culturais.
Palavras-chave: Religiosidade, práticas culturais, memória, patrimônio cultural

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ST 11: DIDÁTICA, CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: CINEMA E PROJETOS DE ENSINO COMO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Prof.  Msc. Marcos Paulo de Oliveira Sobral (UFAL)

O Simpósio Temático objetiva discutir e socializar saberes e práticas escolares que contemplem aspectos didáticos pedagógicos, em relação as categorias currículo, ensino de história , cinema e projetos de ensino. Assim, busca-se refletir sobre a desconstrução da ambiguidade entre a teoria e  as alternativas de trabalho para superação dos dilemas do fazer docente em sala de aula.

Palavras-chave: Didática, Currículo, Ensinpo de História e Porjetos de Ensino

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ST - 12: HISTÓRIA DOS TEXTOS E DA ESCRITA

Prof. Msc.Thiago Trindade MATIAS (Letras-UFAL/Campus do Sertão)
Prof. Msc. Cezar Alexandre Neri SANTOS (Letras-UFAL/Campus do Sertão)

Este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores do Brasil vinculados à pesquisa da História dos Textos e da História da Escrita. São válidos trabalhos em áreas como Paleografia, Diplomática e Codicologia, Ecdótica, História da Cultura Escrita ou quaisquer outras perspectivas que tenham os documentos como corpora de análise. Para tal, é ponto pacífico que o resgate da História só é permitido por meio da consciência do patrimônio cultural e da preservação dos textos dos estragos do tempo, com fundamentação em documentos. Para tal, trabalhos com edições críticas, interpretativas, diplomáticas e genéticas ou crítico-genéticas são aceitos, numa perspectiva filológica, que possam documentar com autoridade elementos linguísticos e extralinguísticos. Também são aceitos trabalhos que, embora não dialoguem teórica e metodologicamente com essa perspectiva filológica, mas consideram também os textos como objeto de análise, é o caso de pesquisas voltadas à História da Cultura escrita, que, conforme Castillo Gómez (2003) afirma, é uma forma específica de história cultural e objetiva interpretar as práticas sociais de escrever e ler, num caráter, essencialmente, social. Para ela, é importante verificar os aspectos sócio-culturais que estão por trás de uma produção escrita ou por trás do acesso a essa cultura, e não apenas seus aspectos gráficos e mecânicos, como se a escrita fosse apenas algo resultante de uma tecnologia. É preciso, a partir dos usos da escrita, responder às seguintes proposições: “o quê?; quem?;  quando? onde? por quê?; para quê?; para quem?”. Sendo assim, ainda conforme Castillo Gómez (2003), as pesquisas que se voltarem para esse tipo de história cultural devem atender a determinadas categorias de análise histórica: i. Analisar as consequências culturais e sociais a partir da implantação da cultura escrita em uma determinada sociedade (os impactos da alfabetização); ii. Analisar a função da escrita; iii. Reconstruir os usos e o significado da escrita em uma dada sociedade em um dado momento da história ou no decorrer do tempo. Assim, este simpósio é destinado a pesquisadores das áreas de História, de Letras/Linguística e de áreas afins, no qual serão bem-vindas pesquisas concluídas ou em fase de conclusão que tomem como objeto de análise documentos históricos e/ou suas práticas sociais e leitoras.


Palavras-chave: texto, cultura escrita, escrita, edição.

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ST – 13: HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO

Prof. Msc. Adriana Deodato Costa (UFAL)

Este simpósio temático discute a história da organização política da educação, analisando a evolução dos aspectos políticos e legislativos a partir dos embates travados nos vários espaços políticos que expressam e ao mesmo definem os rumos do Estado e sua relação com os processos educativos formais. No que diz respeito a tal discussão na atualidade, busca reunir estudos e pesquisas que apresentem a nova configuração do Estado e as reformas educacionais, principalmente, a partir da hegemonia neoliberal.

Palavras-chave: História da educação, política da educação, reformas educacionais