Observação:
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ST - 01: METÓDOS E TÉCNICAS DE
PESQUISA E ENSINO NAS CIÊNCIAS HUMANAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES GEOGRAFIA E
HISTÓRIA.
Prof.
Doutoranda Carla Taciane Figueriedo
(UFAL)
Prof.
Msc. Leônidas Marques (UFAL)
Este simpósio tem a finalidade de explicitar diálogos sobre a perspectiva interdisciplinar dos métodos e técnicas de Pesquisa e Ensino de História e geografia. Refletindo a interface dessas áreas de conhecimento objetivando a circularidade do conhecimento a partir da partilha de métodos de ensino e pesquisa utilizados epistemologicamente.Como resultado espera-se a fecundidade do conhecimento oriundos de diversas instituições de ensino no território brasileiro.
Palavras-chave: Métodos, Ensino, Geografia, História
ST- 02: HISTÓRIAS NÃO CONTADAS:
GOLPE E DITADURA CIVIL-MILITAR NA AMAZÔNIA
Prof. Msc
Jaime Cuéllar Velarde (SEDUC-PA)
Bronislaw
Baczko já ensinava, por meio de sua “Imaginação Social”, que é chegado o tempo
das heresias ecléticas.
Nesta esteira, percebemos que o golpe
e a ditadura civil-militar há muito vem recebendo atenções por parte de
estudiosos do Brasil inteiro, inclusive de outros países do cone-sul que
experimentaram governos de exceção. Fóruns, palestras, ciclos de debate, mesas
redondas, novos sujeitos, novos métodos e novas teorias têm abordado a temática
por vieses cada vez mais diferenciados. Apesar de tudo, as mulheres ainda estão
alijadas no processo de historicização, por exemplo. Assim como negros,
sindicalistas, índios, carroceiros, e toda uma gama de segmentos sociais ainda
não oportunizados pela escrita acadêmica. A História Oral é uma
metodologia/teoria de acesso a estes novos sujeitos. São histórias ainda não
contadas. Desta forma, considerando os pressupostos da História do Tempo
Presente e reconhecendo a postura interdisciplinar do caráter historiográfico
proposto pela Escola dos Annales, ainda em seus incipientes passos, pensamos
este simpósio com o compromisso de acolher “olhares” amazônicos sobre o tema,
por meio de saberes acadêmicos das mais diversas áreas, como a Antropologia,
Pedagogia, Linguística, Geografia, etc. Ou seja, para além da História.
Palavras-chave: História do Tempo Presente; História
Oral; Caráter Interdisciplinar.
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ST - 03: ESCRAVOS
E FORROS NO SERTÃO DO NORDESTE BRASILEIRO
Prof. Msc. Vladimir José Dantas
(CESAD\UFS)
Este simpósio temático irá discutir como
escravos e forros em suas labutas
cotidianas, procuram dialogar com a sociedade brasileira durante o período de
1850 a 1888, momentos finais da escravidão no Brasil. Pretendemos discutir o
Sertão, porém as contribuições sobre as demais regiões são bem vindas. Para a
Historiografia tradicional o Sertão foi economicamente essencialmente
agropastoril, e não conheceu a mão de
obra escrava. Sendo duas justificativas elencadas como argumentos. Primeiro,
não havia a implantação dos engenhos tal como correu, nas regiões litorâneas da
maioria das províncias do Nordeste brasileiro, sendo este, portanto um caráter
de total desestímulo, a mão de obra de escravos. Segundo, a pecuária não
estimulava a escravidão, não só porque necessitava a criação de gado utilizava
pouca mão de obra, indicando a incompatibilidade do pastoreio com o braço
escravo. As revisões historiográficas têm proposto novas abordagens, a partir da
utilização de novas fontes e de um olhar diferenciado naquelas já estudadas. As
linhas pensadas por E.P. Thompson, Carlo Ginzburg, João José Reis e Fátima
Pires, tem provocado novos estudos, novos olhares sobre conceitos a muito
edificados.
Palavras-chave: Escravos, Forros,
Sertão, Nordeste, Cultura-Afro
ST - 04:
OS SERTÕES EM IMAGENS,
LETRAS E SONS
Profa
Msc. Caroline de Araújo Lima (UNEB/Campus XVIII)
Prof. Edevard Pinto França Junior (SEED-BA)
A
produção historiográfica brasileira recente interessada em perceber relações e
tensões estabelecidas no cotidiano vem, desde os anos 1970, demonstrando
interesse por fontes e objetos de estudos que registraram e deixaram impressões
de juízos e valores sobre relações estabelecidas entre os sujeitos em seus
modos de fazer, saber, sentir, através dos quais buscam construir seus lugares
na história. Nesse sentido, o Simpósio Temático apresentado tem como proposta
reunir estudantes e pesquisadores e divulgar os resultados de pesquisa
relacionados aos estudos do espaço sertanejo e os sujeitos que o constituem,
analisando as representações destes, tendo em vista a vasta produção
cinematográfica sobre o tema, cordéis, literatura, fotografias jornalísticas
dentre outras linguagens, dando a esses personagens contornos míticos e
estereótipos, nos oferecendo ricas discussões sobre identidade, representações
de sertão e sertanejo, relações de poder e de gênero, e de memória.
Palavra-chave: Sertões, História,
Linguagens, Representações.
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ST - 05: DOS SERTÕES AO LITORAL: VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DO
ENSINO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEO
Prof.
Dr. Lúcia Falcão Barbosa (UFRPE)
Prof.
Msc. Gustavo Manoel da Silva Gomes (UFAL)
No
século XX a ciência histórica passou a ser repensada vivenciando um processo de
transformação em suas bases teórico-metodológicas. Nesse processo também o
ensino de história tornou-se um campo de discussões teóricas, filosóficas e
metodológicas abrangendo dimensões éticas e estéticas. Assumindo o papel de
sujeitos da linguagem, nós, historiadores, admitimos que os sentidos produzidos
em nossas narrativas são também suscetíveis à análises críticas tanto nas
pesquisas quanto no ensino. Neste contexto de renovação e ampliação
epistemológica a produção cultural, em suas diferentes formas de linguagem,
constitui objeto e fonte de análise historiográfica, pois, ao refletir o
contexto social, sensível e tecnológico dos grupos que a produz, nos
possibilita interpretações mais abrangentes da história. A partir deste
contexto, nossa proposta é criar um espaço interativo de narrativas e
discussões acerca de diferentes domínios do Ensino de História: os currículos,
os livros didáticos, as linguagens e recursos didáticos, a formação de
professores de história e suas práticas de ensino, as formas de aprendizagem e
apropriação do saber histórico escolar, etc. são alguns dos temas que poderão
ser apreciados neste simpósio que visa contribuir para o processo de
amadurecimento epistemológico do campo de estudos a que chamamos de Ensino de
História.
Palavras-chave: Ensino de História, práticas
de ensino e metodologias de ensino
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ST - 06: HISTÓRIAS DA RESISTÊNCIA:
EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DE MULHERES OPOSITORAS AO GOLPE CIVIL-MILITAR DE
1964
Profª. Drª. Vanuza Souza Silva ( UFAL)
Prof. Doutorando Eltern Campina Vale
(UFAL\UFPE)
Este
simpósio temático tem como principal escopo, debater as diversas trajetórias e
experiências de mulheres (trabalhadoras urbanas e rurais, estudantes,
militantes políticas, intelectuais e outras) aliada as suas diferentes práticas
de resistências ao golpe civil-militar no Brasil em 1964. Neste sentido,
objetiva-se aqui, congregar as diferentes leituras e pesquisas, que tenham como
eixo as resistências ao golpe, a partir dos relatos e histórias destas mulheres
e suas trajetórias singulares neste processo histórico.
Palavras-chave:
História, Golpe Civil-Militar, Mulheres, Resistência.
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ST-07: DIÁLOGOS
ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NO TRANSCURSO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA
(1964 - 1985)
Profª. Drª. Sandra Regina Barbosa da Silva
Souza
Profª Msc. Jamile Silva Silveira (UNEB)
Este simpósio temático acolhe uma ampla
diversidade de abordagens referentes à instituição militar no Brasil,
particularmente a partir do regime autoritário instaurado em abril de 1964. A
proposta deste simpósio é reunir estudantes e pesquisadores que tenham
pesquisas sobre a ditadura civil-militar brasileira em seus aspectos de
construção e reconstrução da memória social, refletindo sobre as estratégias de
sobrevivências cotidianas em diversos espaços sociais. Nesse sentido, reúne
trabalhos voltados às relações de poder e resistência, cultura política de
esquerda e de direita, comunismo, anticomunismo, enquadramentos e silêncios,
implicados no regime ditatorial brasileiro dos anos 1960 e 1970. Por fim, serão
contemplados, também trabalhos que discutam as batalhas de memória, e as “lutas
de representações”, em torno da ditadura civil-militar, tendo na imprensa,
literatura e no cinema espaço privilegiado de observação. A nossa proposta, que
dialoga com campos investigativos presentes no campo historiográfico
contemporâneo – do político e da memória –, tais como as sensibilidades e
paixões nas ações políticas, e na memória individual e coletiva. As questões
colocadas são compreendidas, a partir de autores como Maurice Halbwachs, Michel
Pollack, Pierre Nora, Roger Chartier e Paul Ricoeur.
Palavras-chave: Memória, ditadura
civil-militar, resistência política
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ST - 08:
HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E SEMIÁRIDO
Profª. Msc Ana Maria dos Santos
(UFAL/Campus do Sertão)
A proposta do Simpósio Temático consiste
em agregar trabalhos advindos de estudos e pesquisas no âmbito da educação,
especialmente aqueles situados no contexto da Região do Semiárido. Buscar-se-á
contemplar questões relacionadas às diferentes etapas da educação básica:
educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio,
considerando suas diferentes modalidades: educação de jovens e adultos,
educação especial, educação profissional, entre outras, analisando assim os
processos de ensinar e de aprender, as políticas de formação docente, a
história das crianças e das infâncias na contemporaneidade e temas correlatos.
Palavras-chave: Educação. História, Semiárido,
Infância, Docência.
Data: 13/03/2014 (quinta-feira) Horário: 14 às 18 horas
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ST
- 09: HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE, MEMÓRIAS E OUTRAS HISTÓRIAS
Prof. Doutorando Aruã Silva de Lima
(UFAL/USP)
Prof. Dr. José Vieira da Cruz (UFAL)
A proposta deste Simpósio Temático
consiste em discutir os trabalhos que versem sobre a temática do campo de
estudo da História do Tempo Presente, da Memória e de outras Histórias presente no campo da produção
historiográfica. Serão aceitos trabalhos que discutam; cultura política
contemporânea, movimentos sociais, vanguardas artísticas, ativismo social,
cultural e/ou político, memorialistas, resistência política e cultural.
Palavras-chave: História do Tempo
Presente, Memória, Historiografia
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ST - 10: RELIGIOSIDADE E PRÁTICAS
CULTURAIS
Profa.
Msc. Celia Santana Silva (UNEB)
Profa. Doutoranda Joceneide Cunha (UNEB)
Prof. Msc. Marcelo
Santos ( SEED/SE)
Em todo o país, especialmente no Nordeste a religiosidade está carregada
de influências europeias, ameríndias e africanas que necessitam ser melhor
conhecidas e discutidas. Temos interesse em apresentar e debater pesquisas que
estão em desenvolvimento enfocando aspectos históricos, sócio antropológico e
outros, em torno da religiosidade e das práticas culturais. Pretende-se debater
assuntos relacionados com memória, identidade, patrimônio cultural, cultura
imaterial e outros problemas correlatos. Espera-se a troca de experiências
neste campo bem como a discussão de desafios teóricos e metodológicos no estudo
das relações entre religiosidade e das práticas culturais.
Palavras-chave:
Religiosidade, práticas culturais, memória, patrimônio cultural
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ST 11: DIDÁTICA,
CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: CINEMA E PROJETOS DE ENSINO COMO POSSIBILIDADES
PEDAGÓGICAS
Prof. Msc. Marcos Paulo de
Oliveira Sobral (UFAL)
O Simpósio Temático objetiva discutir e socializar saberes e práticas escolares que contemplem aspectos didáticos pedagógicos, em relação as categorias currículo, ensino de história , cinema e projetos de ensino. Assim, busca-se refletir sobre a desconstrução da ambiguidade entre a teoria e as alternativas de trabalho para superação dos dilemas do fazer docente em sala de aula.
Palavras-chave: Didática,
Currículo, Ensinpo de História e Porjetos de Ensino
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ST - 12: HISTÓRIA DOS TEXTOS E DA
ESCRITA
Prof. Msc.Thiago Trindade
MATIAS (Letras-UFAL/Campus do Sertão)
Prof. Msc. Cezar
Alexandre Neri SANTOS (Letras-UFAL/Campus do Sertão)
Este simpósio tem por
objetivo reunir pesquisadores do Brasil vinculados à pesquisa da História dos
Textos e da História da Escrita. São válidos trabalhos em áreas como
Paleografia, Diplomática e Codicologia, Ecdótica, História da Cultura Escrita
ou quaisquer outras perspectivas que tenham os documentos como corpora de análise. Para tal, é ponto
pacífico que o resgate da História só é permitido por meio da consciência do
patrimônio cultural e da preservação dos textos dos estragos do tempo, com
fundamentação em documentos. Para tal, trabalhos com edições críticas,
interpretativas, diplomáticas e genéticas ou crítico-genéticas são aceitos,
numa perspectiva filológica, que possam documentar com autoridade elementos
linguísticos e extralinguísticos. Também são aceitos trabalhos que, embora não
dialoguem teórica e metodologicamente com essa perspectiva filológica, mas
consideram também os textos como objeto de análise, é o caso de pesquisas
voltadas à História da Cultura escrita, que, conforme Castillo Gómez (2003)
afirma, é uma forma específica de história cultural e objetiva interpretar as
práticas sociais de escrever e ler, num caráter, essencialmente, social. Para
ela, é importante verificar os aspectos sócio-culturais que estão por trás de
uma produção escrita ou por trás do acesso a essa cultura, e não apenas seus
aspectos gráficos e mecânicos, como se a escrita fosse apenas algo resultante
de uma tecnologia. É preciso, a partir dos usos da escrita, responder às
seguintes proposições: “o quê?;
quem?; quando? onde? por quê?; para
quê?; para quem?”. Sendo assim, ainda conforme Castillo Gómez (2003), as
pesquisas que se voltarem para esse tipo de história cultural devem atender a
determinadas categorias de análise histórica: i. Analisar as consequências
culturais e sociais a partir da implantação da cultura escrita em uma
determinada sociedade (os impactos da alfabetização); ii. Analisar a função da
escrita; iii. Reconstruir os usos e o significado da escrita em uma dada
sociedade em um dado momento da história ou no decorrer do tempo. Assim, este
simpósio é destinado a pesquisadores das áreas de História, de
Letras/Linguística e de áreas afins, no qual serão bem-vindas pesquisas
concluídas ou em fase de conclusão que tomem como objeto de análise documentos
históricos e/ou suas práticas sociais e leitoras.
Palavras-chave: texto,
cultura escrita, escrita, edição.
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